segunda-feira, 29 de maio de 2017

Seu cabelo precisa de quê?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cabelo perde nutrientes o tempo todo, e não apenas em processos químicos. Não só pessoas que fazem tratamentos químicos devem cuidar dos cabelos, mas sim, todas as pessoas.

Cuidados diários e constantes, a longo prazo, garantem um cabelo saudável.

Para entendermos  melhor o que os cabelos precisam, nós precisamos saber do que o cabelo é composto:

·         85% (em media) é de queratina, uma proteína que possui 21 aminoácidos na estrutura.
Por isso o cabelo precisa da etapa de reconstrução.
·         15% de lipídeos, água, glicogênio, pentoses e ácido glutâmico.
Aqui o cabelo precisa das etapas de hidratação e de nutrição.

Perdemos nutrientes capilares o tempo todo e com tarefas cotidianas, ficar exposto ao ar condicionado, ao sol, a água do mar, o cloro, lavar o cabelo com água muito quente, fazer uso de secado, chapinha, são as principais causas de perda de nutrientes. Por este motivo a reposição dessas substancias deve ser regular e constante, para evitar que o cabelo fique sem brilho, fraco, quebradiço e ressecado.

Como saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?
O cabelo precisa das 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução para que fique bonito e saudável, disso não tem como fugir. Mas você deve identificar do que ele mais precisa e focar em uma determinada etapa ou em outra. Para isso você deve conhecer o seu cabelo e identificar as suas principais necessidades.
  1. Seu cabelo está? partindo, quebrando, sem brilho, sem balanço, secando rápido, caindo, poroso, fino, ralo, com pontas duplas, ressecado, armado, desalinhado, etc.
  2. Você faz químicas? Progressivas, tinturas, alisamentos, relaxamentos, luzes, mechas.
  3. Seu tipo de cabelo é?  Liso, fino, grosso, ondulado, cacheado, afro, oleoso, seco ou misto.
Todas essas informações ajudam na hora de identificar o que seu cabelo mais precisa.
Exemplo 1: se você fez química, deve fazer a reconstrução a cada 15 dias, depois que seu cabelo melhorar pode fazer uma vez por mês, pois nos processo químicos perdemos queratina e massa capilar.
Exemplo 2: se cabelo é muito oleoso, foque mais nas hidratações semanais e as umectações (nutrições) com óleos ou manteigas, ou máscaras com estes componentes podem ser feitas a cada 15 dias ou uma vez por mês apenas.



Seu cabelo está sem brilho, armado, embaraça quando molha ou esta ressecado?
Ele precisa de hidratação!
Esta é a etapa que todos os cabelos precisam até os mais oleosos e não tem problema de fazer em excesso, pois ela não danifica o fio.Você pode fazer quantas vezes quiser na semana, com intervalos de 48 horas entre uma e outra.



Seu cabelo está com frizz, desalinhado e poroso?
Ele precisa de nutrição/umectação!
Esta etapa pode ser feita toda semana ou a cada 15 dias, os cabelos oleosos já possuem lipídios, mas quando aplicamos óleo, este acaba ajudando a controlar a oleosidade, pois o couro cabeludo não produz tanto sebo quando aplicamos óleo no couro cabeludo, confuso né?…mas é assim mesmo. Este processo serve para repor os lipídios que o fio precisa, além de ajudar a selar a hidratação dentro da fibra capilar, dar brilho e alinhar os fios, e nos cabelos crespos, definir os cachos. Eu considero a nutrição como um complemento da hidratação, pois faz a selagem dos fios.


Seu cabelo está fino, ralo, quebradiço, com pontas duplas, partindo e elástico?
Ele precisa de Reconstrução!
CUIDADO com o excesso de queratina - a queratina em excesso deixa os fios rígidos e eles podem quebrar.
A reconstrução pode ser frita a cada 15 dias em cabelos danificados/quimicamente tratados e uma vez por mês nos cabelos sem química. A queratina forma uma película de proteção no fio ajudando a selar a hidratação dentro da fibra capilar e fortalecendo o cabelo contra quebra.

Acredito que você tenha se identificado com alguma das situações citadas, e agora é a hora de verificar seu estoque de produtos e se necessário comprar itens específicos para as necessidades dos seus cabelos.

E se bater aquela dúvida: “por onde eu começo?”
Organize uma agenda de acordo com a sua rotina e necessidades do seu cabelo, já disponibilizei no blog modelos prontos de cronograma capilar dê uma olhada e veja qual deles se encaixa melhor para você.

Obs.: Quero lembrar que não adianta fazer uma hidratação por semana, uma nutrição e uma reconstrução de vez em quando ou quando sobra tempo, um cabelo saudável exige cuidados, toda vez que você faz um tratamento, os nutrientes vão se perdendo e logo você tem que repor novamente, os resultados surgirão sim, mas é a longo prazo, sejam 30 dias, 40 dias ou 60 dias, o importante é manter os cuidados, pois somente desta forma você terá o tão sonhado cabelo saudável.



Um comentário: